Destaques

4 Dicas para arrasar na Redação do Enem

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018
Por Carol Estacio,


Um dos maiores desafios na vida dos jovens é o Enem. Esta que é uma grande etapa na vida dos estudantes que se preparam para poder garantir uma vaga na faculdade e estudar a tão amada profissão sem ter a necessidade de pagar mensalidades.

Foto via, weheartit
Muitos se preparam durante o ano todo, estudando em casa, frequentando cursinhos e até mesmo em plataformas online, mas um grande erro dos estudantes é subestimar a importância da redação e valorizar mais as outras matérias. A dissertação é responsável por metade da nota da prova e é a melhor forma de poder compensar o mal desempenho em outras matérias.
Pensando na utilidade da redação e em como ela pode fazer a diferença na vida do estudante, separamos algumas dicas de como arrasar na redação do Enem e garantir uma nota excelente.

Mantenha-se conciso
Muitas pessoas tem o péssimo hábito de começar a redação em determinado tema e acabar fugindo dele. É importante manter o foco e ser direto no assunto em que se está sendo abordado.
Treine em casa e melhore sua redação, sempre se policiando ao notar que está saindo do tema. Uma dica valiosa que podemos dar é: Crie um roteiro.
A criação de um roteiro reunindo todas as suas ideias antes de começar a redação pode ser uma das melhores formas de se organizar e manter as ideias em pauta.

Treine muito
Uma das formas mais recomendadas de estudo é o treino, sem treino não há como se aperfeiçoar, por isso recomendamos fortemente que você esteja sempre escrevendo, lendo e treinando.
É importante melhorar sua escrita e estar sempre lendo, sem a prática não se sai do lugar, lembre-se de sempre exercitar suas técnicas, Isso fará grande diferença na hora da prova.
Estude sobre Verbos, Adjetivos e eufemismos que possam vir a ser úteis na hora da prova.

Leia redações dos anos anteriores
A maioria dos autores das melhores redações do Enem já recomendou e disseram que ler as melhores redações dos anos anteriores é fundamenta para conseguir um bom desempenho.
Entender qual o padrão e nível de qualidade que a bancada exige é de extrema importância para conquistar uma ótima nota. Então não espere para começar a treinar e ler as melhores redações já feitas no Enem.

Leia e seja atualizado
Essa é talvez a dica mais importante não só para a redação do Enem, mas para a redação de qualquer vestibular, ler e se manter informado é de extrema importância.
A leitura melhora sua escrita, a forma como você fala, pensa e ajuda seu raciocínio lógico. É importante ler de tudo e com frequência, aqueles que leem muito não só destacam nas provas, mas na vida.

A maioria dos vestibulares cobram muito dos estudantes opiniões e visões sobre o estado atual do mundo, por isso se manter informado é tão importante, por isso recomenda-se a leitura de jornais e a pesquise de notícias em lugares confiáveis.

| Escrito por Sabrina Monteiro. 
Redatora do site: Figura de Linguagem 

Comentários via Facebook

2 Comentários:

  1. Eu amei demais esse post <3
    Esse ano vou ter que fazer o enem e o vestibular pra valer, não dá pra brincar mais não

    Carol Justo | pink is not rose

    ResponderExcluir
  2. Que bom, Carol. Fico feliz, muuuuuito boa sorte pra você. Vai dar certo! Beijos

    ResponderExcluir