Ser Saudável também é Moda

em 17 de maio de 2017

Alta costura, grandes marcas e modelos extremamente magras. Estas são três de várias características que podemos utilizar para descrever o mundo da moda.



Quantos casos de anorexia/bulimia você já ouviu falar? Com certeza, vários. E esse número ainda é alto, na França o número de pessoas com anorexia varia de 30 a 40mil, sendo em sua grande maioria, mulheres. A busca pelo corpo perfeito parece ser sempre incansável e a qualquer custo. Toda essa questão não abrange somente quem esta dentro desse mundo, mas vai além, atingindo meninas/mulheres de várias partes do mundo.

O universo da moda sempre exigiu extrema magreza o que afetou bastante a saúde das modelos durante muito tempo. Mas uma notícia começou a “rodar” no facebook esses dias, eu particularmente, fiquei bastante feliz com o que li e vi. Finalmente entrou em vigor a lei aprovada em 2015, na França, que agora as modelos precisam estar bem de saúde para poderem trabalhar. Será necessário apresentar um atestado médico e fazer avaliação do IMC. Além do mais, as empresas também deverão informar aos seus clientes e leitores quando a imagem for trabalhada no photoshop. O não cumprimento da lei tem como reação: multa e até mesmo, prisão.



Da uma olhada nesse trecho divulgado pelo site Gramurama sobre o Comunicado Oficial:

[...] Sobre a nova lei, a ministra francesa de Assuntos Sociais e Saude Marisol Touraine falou em comunicado oficial: “A exposição de pessoas jovens a imagens normativas e irrealistas de corpos leva a um sentimento de auto depreciação e baixa autoestima que pode afetar o comportamento relacionado com a saúde”.

Por que isso é tão importante?

Sempre considerei o mundo da moda um local de trabalho um tanto quanto “cruel” no que se diz respeito a seguir a carreira de modelo, justamente por conta desse “padrão” corporal que era imposto, apesar de achar muito legal todo trabalho com a fotografia, comerciais e desfiles. Sempre fiquei imaginando o quanto era difícil para cada modelo manter aquele corpo, que podemos considerar ser até mesmo esquelético e como isso influência psicologicamente cada uma delas. Talvez não de modo geral, mas em sua grande maioria. 

Por isso fiquei tão animada com essa nova lei, realmente gostei dessa decisão tão importante. A saúde é algo que NUNCA vai sair de moda e com certeza vai deixar esse universo que já é tão bonito e posso arriscar dizer, artesanal, por conta da parte criativa e produtiva das peças, ainda mais bonito.


Fonte: Gramurama.




Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários :

Postar um comentário



WeHeartit

Categorias

Topo