Teoria do Caos - Efeito Borboleta

em 18 de janeiro de 2017

"Se até mesmo o bater das asas de uma borboleta pode mudar a direção do vento, imagine o que um simples imprevisto pode fazer com a nossa vida."




Você já ouviu falar na Teoria do Caos? A expressão mais utilizada para este termo é o famoso: “Efeito Borboleta”. Mas afinal, o que significa tudo isso?

A teoria é que um simples e aparentemente pequeno incidente na nossa vida, pode muda-la por completo. Alguns dias atrás, conversávamos, eu e uma amiga, que me contou sobre a teoria com um exemplo muito interessante e que realmente nos faz pensar que o “caos” conhecido como um acontecimento ruim, pode na verdade ser algo bom.

*   *   *
Imagine a seguinte situação: Você perde a hora e sai de casa correndo para o serviço, na pressa esquece a chave de casa na porta. Chega no trabalho atrasado, algo que já aconteceu várias vezes e seu chefe insatisfeito com a situação, te demite.

Enquanto tudo isso acontece e você tenta “sobreviver” ao dia de cão, passa um cara mal intencionado na porta da sua casa, vê a chave na porta e entra. Dentre tantas coisas que ele roubou, estava um relógio que era seu bem mais caro. Porém, ao sair da sua casa o ladrão enquanto atravessa a rua foi atropelado.

Quando voltou para casa, desempregado, vê toda aquela situação na porta da sua casa e percebe que: entraram na sua casa e roubaram seu bem mais caro, que na verdade volta a ser seu porque o assaltante foi atropelado por um amigo muito antigo, que você não via a tempos e estava com pressa, atrasado para um voo, era uma importante reunião de negócios, da qual esse seu amigo precisava de mais uma pessoa para trabalhar.

No mesmo dia em que tudo parecia dar errado, você que pensou estar desempregado, na verdade arrumou um novo emprego, reencontrou um grande amigo, recuperou seu relógio e vai se mudar. E tudo isso, só porque você esqueceu a chave na porta de casa.

Essa história minha amiga viu em vídeo e me contou, infelizmente não encontrei para compartilhar com vocês, mas assisti a esse outro vídeo muito legal sobre o assunto também, com mais algumas explicações sobre essa teoria que parece loucura, mas acontece de forma constante na nossa vida.

É incrível como um simples acontecimento, por menor que seja, pode mudar tudo. Assim como as nossas escolhas e decisões. Toda essa teoria começou a ser estudada por um meteorologista americano, na década de 60, que comprovou que fenômenos que parecem pequenos apresentam uma grande transformação na vida das pessoas.

Já pensou se você não esquece a chave na porta, como no exemplo dessa história? Você não iria se mudar, reencontrar seu amigo, nem mudar de emprego. Ou seja, sua vida continuaria sendo a mesma.

Com tudo, entendemos então que o caos nem sempre é algo ruim, por pior que pareça, tudo pode acontecer de um jeito "torto" ou fora dos seus planos, para que você viva experiências melhores.


Fonte: Redação Mundo Estranho, O que é a teoria do caos? 
Link: http://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/o-que-e-a-teoria-do-caos/
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

Um comentário :

  1. Sei exatamente como é viu haha a gente nem percebe, mas cada coisa que fazemos, cada escolha que tomamos, cada coisa que nos acontece pode mudar o rumo da nossa história, às vezes de uma forma sutil ou até mesmo a transformando completamente. Inclusive em um dos meus contos falo disso. Se chama: "Quando o nosso destino é escrito e o corretor do Word nos atraaphla". Nesse conto fala sobre a história de Josisvaldo, que coincidentemente estava indo para o trabalho, mas no dia chovia muito e na presa e chave emperrou na porta e quebrou. Esse pequeno acontecimento mudou a vida dele completamente haha Enfim, creio que todas essas coisas que mudam a nossa vida (mesmo que um pouquinho) é um fato, mas se vamos enxergar isso como acaso ou como destino, cabe a nós decidirmos.

    Adorei o seu post!!! Abraços!
    http://pensologosoupensador.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir



Categorias

Topo