Destaques

A importância da Identidade Visual

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017
Por Carol Estacio,

Você já ouviu falar de Identidade Visual ou Logotipo? Um esta sempre relacionado ao outro e o assunto de hoje vai ser do porquê é tão importante e principalmente, tão caro a Identidade Visual. Vou fazer o possível para ser o mais clara e objetiva que conseguir.



Quando alguém decidi abrir uma empresa seu objetivo é que o negócio cresça e que as pessoas conheçam seu trabalho, identifiquem facilmente quem você é e o que faz. E como isso é possível? A ideia pode surgir de muito trabalho e pesquisa, as vezes depende da semiótica, que é justamente todos esses pensamentos e estudos para criação de algo. Ou pode surgir de algo muito simples e improvisado, como uma maçã. De qualquer forma há um trabalho para que todo esse estudo se torne um símbolo único, diferente, que chame atenção e por isso seja reconhecido.

A importância da Identidade Visual é justamente essa, seu nome já descreve sua função, que é identificar sua empresa visualmente de modo exclusivo e muito bem trabalhado. Este não é um processo de dois dias, mas sim de pelo menos um mês e sua pesquisa esta relacionada a: nome da empresa, significado, história, se há uma empresa de mesmo nome no mesmo segmento, uma pesquisa com o cliente, entender como a empresa funcionará, qual será seu público alvo e objetivos de curto a longo prazo. Tudo isso é pensado.

Quantas vezes já olhou o logo de uma empresa e pensou: "Mas qual a relação? No que estavam pensando?" 




Vamos lá, talvez agora você veja uma flor no logo da Natura e nem percebeu que na verdade, ela é formada por 4 letras "N" minúsculas. A Natura prega o simples, o natural, o que é leve e até mesmo a fonte escolhida para escrever o nome da empresa passa essa leveza, a cor que pode ser representativo do sol, que chama a atenção, que é alegre e natural.

E o logo do Bradesco, que sentido faz? Vamos por partes, pela sua base, um risco menor que o outro, em ordem crescente que indica assim, crescimento. Sua primeira meia lua que mais parece formar um círculo, nada mais é que o azul da bandeira do Brasil, com a faixa em branco onde se escreve "Ordem e progresso". Dai faz sentido o crescimento das bases, o quadrado a sua volta, já que é bem representativo a bandeira do Brasil, o logo do banco já começa com "Bra".

E o Starbucks? O que uma seria, ser marítimo faz em uma marca de cafés? Bom, todos conhecemos a história das sereias que atraem marujos pela sua beleza, encanto e canto. Nós somos atraídos pelos aromas, pela beleza do local e aquele estilo bom de cafeteria que você pode ficar para conversar, trabalhar ou simplesmente ler um livro, pensar na vida. É um local atrativo, como sereias, que te convencem a ficar e ficar...

Tudo isso é pensado baseado em estudos, é psicológico, tal como as cores. Por exemplo o vermelho e amarelo que eternamente serão lembrados pelo Mc Donald's, por isso é importante cautela ao escolher cores e estilo de logos.

Todo logo depois de criado, após passar por um longo processo, variações, uso de cores etc..., é ideal que seja registrado, para que ninguém tenha o direito de copiar algo que você pagou. Copiar um trabalho como este além de desvalorizar a sua empresa que acaba de nascer, tira toda sua credibilidade, irá gerar uma confusão com os clientes e ela sempre será confundida com a marca que usou como "inspiração". É importante entender que inspirar-se é completamente diferente de copiar, além de plágio, não é nada profissional. 

Isso tudo gera uma primeira impressão para sua empresa, o que você quer passar?
Consegue perceber o tamanho da importância deste "pequeno" símbolo e como não é "algo simples" ou "apenas isso"? É um trabalho detalhado e eu, particularmente, acho lindo.

Recentimente, criei a marca para um micro empresária que é manicure e esteticista, meu foco também foi a sereia que é um simbolo de beleza, além de estar relacionado com tantas outras questões ditas durante a entrevista. Seu trabalho é móvel, ou seja, ela vai até a casa da pessoa, sua empresa resume-se a um carro e sua mala com material de trabalho. O resultado, desde a criação do nome até seu símbolo, foi esse:

Porque trabalhar com arte é deixar a mente livre para criar, o limite pode estar além do céu, esta onde sua imaginação te permite ir.

Comentários via Facebook

3 Comentários:

  1. Que bacana!!! Eu estava tentando criar uma para o meu blog, até criei, mas acho tão difícil! Gostei muito da marca que você criou! Como funciona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, que bom que gostou. Oh, manda um email pra mim, te explico tudo direitinho: souvedesign@gmail.com

      Bjs

      Excluir
    2. Oi Carla, que bom que gostou. Oh, manda um email pra mim, te explico tudo direitinho: souvedesign@gmail.com

      Bjs

      Excluir